A Comissão de Ética do Politécnico de Castelo Branco (IPCB) inicia o seu plano de atividades para 2025 com uma sessão dedicada à investigação responsável, marcada para 28 de abril, às 14h30, no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.
Com o tema "Em foco: investigação responsável: Integridade Científica, Biobancos", a iniciativa insere-se na missão da Comissão de promover a reflexão e contribuir para a definição de orientações que consolidem uma política de salvaguarda de princípios éticos e deontológicos nas áreas da investigação científica, do ensino, da interação com a sociedade e no funcionamento geral do IPCB.
A sessão contará com duas palestras principais: a primeira abordará a integridade científica, e a segunda focar-se-á nos biobancos. Estas apresentações serão seguidas de um debate e do encerramento da sessão.
As palestrantes convidadas são Cíntia Águas Pereira, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa e atualmente professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que irá abordar o tema dos Biobancos; e Susana Magalhães, doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa, investigadora nas áreas de Medicina Narrativa e Ética e Integridade da Investigação, e Coordenadora da Unidade de Conduta Responsável em Investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto que falará sobre o tema da Integridade Cientifica.
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no sítio do IPCB na internet em www.ipcb.pt