O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi o anfitrião da reunião do Erasmus Centro, Consórcio que integra os politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu e Tomar, e que em conjunto representa perto de 50 000 estudantes.
Estiveram presentes os membros da Comissão de Gestão, representantes da presidência das instituições, assim como os colaboradores não docentes responsáveis e afetos aos gabinetes de relações internacionais.
O encontro teve como objetivo debater temas estratégicos relacionados com a gestão da candidatura Erasmus+ do ano de 2025, e respetivas mobilidades internacionais de estudantes, docentes e funcionários não docentes. Foi também analisada a execução dos projetos a decorrer e recentemente encerrados, e ainda preparada a implementação de novas parcerias internacionais, nomeadamente com instituições de ensino superior brasileiras que integram o COMUNG · Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. A exemplo de reuniões anteriores, os trabalhos permitiram também a troca de experiências e partilha de procedimentos com vista à otimização dos serviços e à promoção da mobilidade internacional nas instituições que integram o Consórcio.
A equipa do IPCB foi liderada pela Vice-Presidente Ana Vaz Ferreira, que destacou a importância da participação do IPCB neste Consórcio para a consolidação da estratégia de internacionalização da instituição. Para Ana Vaz Ferreira “estes encontros permitem não só otimizar a execução dos projetos Erasmus em curso, como também fortalecer as relações com os parceiros e abrir novas oportunidades para a nossa comunidade académica”, acrescentando que é importante “manter a aposta no fortalecimento da cooperação contínua com os parceiros nacionais de longa data, num momento em que muitas instituições, nomeadamente o IPCB, se encontram empenhadas no desenvolvimento das recém criadas Universidades Europeias”.
O ERASMUSCENTRO tem como objetivo promover não só a mobilidade internacional, mas também a realização de atividades conjuntas entre todos os parceiros, como BIP – Blended Intensive Programmes). O Consórcio mantém um desempenho excelente no que se refere à execução das mobilidades, assim como no incentivo da dinâmica interna de internacionalização das instituições.