A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

Docentes da ESART lançam obra de referência internacional sobre Design, Música e Artes

A Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) acaba de lançar a obra Advances in Design, Music and Arts III: 9th International Meeting of Research in Music, Arts and Design.
A obra tem como editores os docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, Daniel Raposo, João Neves, Ricardo J. Nunes da Silva, Luísa Correia Castilho e Rui Dias, tendo sido publicada sob a chancela da prestigiada editora Springer.
O trabalho resulta das contribuições científicas apresentadas durante a 9.ª edição do EIMAD - Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design - um encontro de investigação interdisciplinar realizado em junho de 2024.
Com 1.450 páginas e 105 artigos organizados em dois volumes, “Advances in Design, Music and Arts III” reflete a diversidade e profundidade dos temas debatidos ao longo do evento. Cada volume, através de investigações de vanguarda, aborda áreas específicas, propondo análises inovadoras e soluções para os desafios contemporâneos, quer de natureza global ou quer específicos. 
O primeiro volume aborda o Design de Comunicação, Design de Interiores e Produto, Música e o Património como agentes dinamizadores da educação, a qualidade de vida, da inovação da sustentabilidade e da cultura.
Os artigos estão organizados em quatro partes: Design de Comunicação, Cultura e Sociedade; Design de Interiores e Produto; Media Digitais e Media Artes; Música, Património e Cultura.
Já o volume II explora o impacto do Design de Moda, Educação em Design, Educação Musical e Artística na promoção da cultura, da inovação e da sustentabilidade, tendo os vários artigos organizados em três temáticas: Moda e Design Têxtil, Sustentabilidade e Identidade; Educação em Design e Abordagens Inovadoras; Educação Musical e Artística, Cultura e Sociedade.
Os diversos artigos que compõem os dois volumes encontram-se alinhados com as Agendas Globais e seus respetivos desafios: como sejam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas, que abordam as dimensões sociais, económicas e ambientais do desenvolvimento sustentável. Além disso, o livro Advances in Design, Music and Arts III incorpora os princípios da New European Bauhaus, iniciativa concebida pela Comissão Europeia que promove a criatividade, sustentabilidade e inclusão para transformar a sociedade e aproximá-la dos objetivos do Green Deal. Este enquadramento reforça o compromisso da obra em conectar a investigação científica com os desafios sociais e ambientais contemporâneos.
Este enquadramento demonstra o compromisso da obra em conectar a investigação científica com desafios reais, oferecendo soluções inovadoras e aplicáveis que promovem a sustentabilidade, a inclusão e o desenvolvimento humano.
Mais do que uma simples coletânea de investigações, a obra Advances in Design, Music and Arts III evidencia o papel da criatividade e do pensamento crítico como motores de mudança e explora como o design, a música e as artes podem influenciar positivamente a sociedade, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para desafios complexos.
Tal como nas edições anteriores, a obra tem a chancela da prestigiada Springer, editora de renome mundial, sendo publicado no título coletivo" (série) indexado à Scopus, assegurando-se, deste modo, a visibilidade e impacto desta obra junto da comunidade académica internacional.
Com a participação de investigadores de diversos países e áreas científicas, esta obra é um testemunho da relevância do EIMAD como plataforma global para o intercâmbio de ideias e a promoção da investigação interdisciplinar. A publicação reafirma também o papel da ESART/IPCB como um centro de excelência na produção de conhecimento científico e no fortalecimento de redes colaborativas, destacando a relevância das áreas de design, música e artes para o desenvolvimento sustentável e cultural.
A obra está disponível no site da Springer, podendo ser adquirida por instituições e investigadores interessados em explorar o rico conteúdo das suas páginas.
Mais informações podem ser obtidas em Springer - Advances in Design, Music and Arts III.