A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

Estudantes da Escola Superior Agrária do IPCB realizam simulacro de emergência radiológica

O Centro de Investigação de Zoonoses (CIZ) da Escola Superior Agrária do Politécnico de Castelo Branco (ESACB-IPCB) acolheu um simulacro de emergência envolvendo fontes radioativas, no contexto de diagnóstico veterinário, no dia 28 de novembro.
O exercício contou com a participação integrada de alunos das licenciaturas de Enfermagem Veterinária e de Engenharia da Proteção Civil. Enquanto os estudantes de Proteção Civil aplicaram protocolos de gestão de crise e segurança no terreno, os futuros enfermeiros veterinários praticaram a triagem e a contenção segura, seguindo rigorosamente as normas de proteção radiológica.
A iniciativa, considerada um sucesso, permitiu testar competências técnicas, comunicação e trabalho em equipa num ambiente controlado. Os pontos fortes e aspetos a melhorar identificados foram analisados em sessões de debriefing, reforçando o compromisso da instituição com uma formação prática e com a preparação para situações de risco.

16/12/2025