O Politécnico de Castelo Branco realizou duas sessões de integração destinadas aos novos estudantes internacionais, nas Escolas Superiores de Educação e de Gestão de Idanha-a-Nova .
Com a presença de centenas de estudantes, a iniciativa teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da instituição, assim como os diversos apoios disponíveis para garantir uma adaptação bem-sucedida ao ambiente académico e cultural.
A sessão teve início com uma breve apresentação dos serviços do IPCB, tais como os Serviços Académicos, o Gabinete de Apoio Psicológico, os Serviços de Ação Social Escolar e o recém criado Serviço de Saúde Mental e Bem Estar do IPCB que proporciona a todos os estudantes consultas grátis, acompanhamento psicológico e apoio à integração, permitindo a adaptação a um novo país, novas rotinas e possíveis desafios.
Durante a sessão também foi explicado aos estudantes a importância do envolvimento na vida escolar e atividades extracurriculares, incluindo clubes e eventos, que visam promover o contato entre estudantes de diferentes origens e enriquecer a experiência escolar.
Para além dos mecanismos de apoio a cargo dos Serviços de Ação Social do IPCB, os alunos e alunas estrangeiros ficaram a conhecer as valências do ALL IN, projeto de inclusão que faz parte do programa de promoção da saúde mental e bem-estar destinado a toda a comunidade académica.
Na sessão que decorreu na Escola Superior de Educação estiveram também presentes representantes de entidades parceiras do IPCB, nomeadamente Junta de Freguesia de Castelo Branco, Polícia de Segurança Pública e Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, que procuraram esclarecer questões relativas à regularização de vistos e atestados de residência, assistência médica, ou ajuda ao prosseguimento dos estudos
Os estudantes expressaram entusiasmo e satisfação com as informações fornecidas, destacando a importância deste tipo de iniciativas para uma adaptação mais tranquila à vida académica.
O Politécnico de Castelo Branco, reafirma o seu compromisso com a diversidade e com o acolhimento de estudantes internacionais, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo.