O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) registou 410 candidatos na primeira fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs) para o ano letivo 2025/2026, verificando-se um aumento de aproximadamente 20% relativamente ao ano passado.
Para além da forte componente prática que proporcionam, os CTeSPs assumem um papel determinante no acesso ao ensino superior, pois os estudantes que concluem com sucesso um CTeSP podem prosseguir estudos ingressando diretamente em licenciaturas, sem necessidade de exame nacional. Este regime contribui de forma expressiva para o aumento do número de alunos colocados nas licenciaturas e representa, atualmente, um dos muitos caminhos de entrada no ensino superior no IPCB.
Os CTeSPs têm a duração de quatro semestres e visam a formação de profissionais para áreas específicas do mercado de trabalho, combinando formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho, sendo o último semestre inteiramente dedicado à realização do estágio, que é obrigatoriamente assegurado pela instituição de ensino.
Os resultados dos colocados na primeira fase de candidaturas serão divulgados a 12 de setembro, sendo que a segunda fase decorrerá de 23 a 30 do mesmo mês. Podem candidatar-se a esta oferta formativa os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, bem como os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, desde que possuam qualificação nas áreas relevantes definidas para o curso técnico superior profissional.
Os CTeSPs do IPCB estão disponíveis nas escolas superiores Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão e Tecnologia. Estes cursos são a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou para o prosseguimento de estudos numa licenciatura, através dos concursos especiais de acesso ao ensino superior, com a vantagem de que as unidades curriculares realizadas num CTeSP podem ser creditadas em unidades curriculares de áreas afins das licenciaturas.
09/09/2025