No âmbito programa de Mentorias previsto no projeto REVUP do IPCB, um grupo de estudantes de várias licenciaturas participou, num conjunto de ações de formação em diferentes temáticas: Metodologias pedagógicas; Gestão de grupos; Plataformas de ensino a distância.
A formação teve como objetivo dotar os estudantes de competências básicas para o desenvolvimento do seu trabalho como mentores.
Esta iniciativa tem dois destinatários: os estudantes do 1ºano que poderão beneficiar da experiência dos seus colegas, tanto académica como pessoal; os mentores que têm assim oportunidade de cultivar o seu espírito de voluntariado e de serviço pelo outro.
Durante duas semanas, os voluntários a mentores aprenderam um conjunto de conteúdos que os ajudará a enfrentar melhor o desafio que se propuseram enfrentar com coragem e altruísmo, pensando no bem-estar dos seus colegas.
A mentoria é uma atividade voluntária por parte dos estudantes de anos mais avançados que ambiciona contribuir para uma melhor integração na academia dos estudantes do 1ºano, abrindo portas para um espaço de partilha de experiências e para a criação de uma rede de apoio psicológico que poderá fazer a diferença na vida dos novos estudantes.
O projeto RevUP do IPCB tem como objetivo promover o sucesso e reduzir o abandono escolar dos estudantes, fomentando a implementação de um ambiente pedagógico dinâmico, que promova metodologias de aprendizagem ativas que contribuam para uma melhor adaptação ao ensino superior e para a construção de um caminho sólido e aberto rumo à conclusão da formação.
Para cumprir este objetivo foi delineado um conjunto de ações tais como aplicação de ferramentas para predição precoce de abandono escolar, acompanhamento mais próximo dos estudantes usando uma monitorização mais abrangente e integradora do seu desempenho académico, formação pedagógica de docentes, formação de estudantes que promova o seu crescimento pessoal e a sua melhor integração na academia, organização de seminários, encontros e workshops, entre outras.