Paula Maria Trindade Ribeiro, do Gabinete de Relações Internacionais do Politécnico de Castelo Branco, e Sandra Tomás Rodrigues, da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, realizaram uma mobilidade Erasmus+ na Universidade de Lumière Lyon2, em França, uma das instituições pertencente ao consórcio BAUHAUS4EU.
A staff week, modalidade orientada para os colaboradores das entidades parceiras, integrou duas fases: a componente virtual, que decorreu entre 6 e 26 de fevereiro, e a componente física, levada a cabo entre 3 e 7 de março.
Na fase virtual, através da plataforma Moodle, foram propostos e abordados temas relacionados com a interculturalidade, tendo sido trabalhadas traduções, estratégias e exercícios de intercompreensão. Já naquele que foi o primeiro contacto presencial, as funcionárias do IPCB ficaram a conhecer os colegas da universidade anfitriã e da Bauhaus Universität Weimar.
Esta última semana direcionou-se para a formação na intercompreensão em línguas românicas, a qual se baseia na proximidade estrutural e lexical entre línguas como o português, o espanhol, o francês, o italiano, o romeno e o catalão, objetivo para a prática ativa da comunicação. Deu-se então continuidade aos exercícios prévios, sendo abordados temas e traduções do livro O Principezinho, do aviador aristocrata francês Antoine de Saint-Exupéry, nascido em Lyon. Discutiram-se ainda metodologias de trabalho e propostas de acordos interinstitucionais, nas quais foram incluídas as áreas de estudos passíveis de virem a ser partilhadas.
Para além das aulas de formação linguística e do estabelecimento de contactos com colegas de outras instituições parceiras, nesta mobilidade as duas colaboradoras do IPCB puderam ficar a conhecer a cidade francesa cujo centro histórico é Património Mundial da UNESCO e um dos mais bem preservados da Europa.