O Politécnico de Castelo Branco acolhe, na semana de 21 a 25 de julho, um grupo de 21 estudantes e professores de instituições de ensino superior da Roménia, Bulgária, Eslovénia e Cróacia, no âmbito da realização do curso Blended Intensive Programme (BIP) “Digital Transformation in Sparsely Populated and Transboundary Regions: Initiatives and Case Studies”.
Coordenado pelo docente Rogério Dionísio da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, o curso aborda de que forma as tecnologias móveis, a computação em nuvem e a Internet das Coisas beneficiam, quer a nível económico, quer a nível de fortalecimento das comunidades locais, regiões com baixa densidade populacional e carência de infraestrutura de conectividade de alta velocidade.
O programa do curso é composto por uma componente científica, que inclui laboratórios de projeto com os tutores e uma visita ao Centro de Empresas Inovadoras, e outra cultural, com visitas a Castelo Branco, às aldeias históricas de Penha Garcia e Monsanto e ao Museu do Cargaleiro. O último dia será dedicado à apresentação dos trabalhos de grupo.
Os BIP (Blended Intensive Programmes) são cursos breves que ocorrem no âmbito do programa Erasmus+ e combinam uma formação virtual e uma mobilidade internacional, tipicamente com a duração de cinco dias.