O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinou um protocolo de colaboração com a empresa portuguesa Sword Health, líder mundial na utilização de inteligência artificial aplicada aos cuidados de saúde.Esta parceria integra uma iniciativa nacional que envolve também a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o objetivo de aproximar os estudantes das áreas da Tecnologia, Inteligência Artificial e Saúde de oportunidades de carreira qualificadas, reforçando simultaneamente o desenvolvimento económico e social das regiões do Interior.
Ao abrigo deste protocolo, os estudantes do IPCB terão acesso privilegiado a estágios e a primeiras experiências profissionais na Sword Health, em função dos seus percursos académicos. A empresa compromete-se ainda a colaborar em iniciativas de promoção do emprego e na integração dos diplomados no mercado de trabalho, fortalecendo o contacto entre a academia e o setor empresarial e promovendo uma ligação mais direta entre a formação e as necessidades reais das empresas.
Esta parceria insere-se numa estratégia mais ampla da Sword Health de valorização do Interior do país, que inclui a criação de um novo polo tecnológico numa das regiões envolvidas. Para o IPCB, esta colaboração representa uma oportunidade de reforçar a sua missão de promover o desenvolvimento regional e de criar condições para fixar talento altamente qualificado no território.
Para o Presidente do IPCB, António Fernandes, a parceria representa um passo importante na consolidação da estratégia da instituição no reforço da ligação ao setor empresarial e tecnológico “A colaboração com a Sword Health reflete a qualidade e a relevância da formação que o IPCB oferece nas áreas da tecnologia, saúde e inovação, e reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento regional e a criação de oportunidades para os nossos estudantes e diplomados. É com orgulho que participamos numa iniciativa que valoriza o Interior e contribui para fixar talento e conhecimento na nossa região.”
Segundo Virgílio Bento, CEO e fundador da Sword Health, “a prosperidade de Portugal não depende apenas de políticas públicas, mas também do envolvimento do setor privado. Queremos contribuir para fixar o talento nacional em Portugal e nas suas regiões de origem, promovendo a coesão territorial. Este programa de colaboração com universidades e politécnicos do interior é mais um passo nessa direção.”
O programa enquadra-se num conjunto mais vasto de medidas lançadas pela Sword Health em 2025, entre as quais se destacam a atribuição de um bónus anual de 20% para colaboradores que residam no interior, a criação de 20 bolsas de investigação nas áreas da saúde, tecnologia e inteligência artificial, e a definição de um salário mínimo interno de 1.305 euros, cerca de 50% acima do salário mínimo nacional.
03/11/2025