A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade das Organizações de Economia Social na ESECB-IPCB

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai abrir candidaturas à Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade das Organizações de Economia Social, desenvolvida no âmbito de um protocolo celebrado entre o IPCB e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e lecionada na Escola Superior de Educação do IPCB.
No âmbito desta parceira, estarão disponíveis seis (6) bolsas de estudo no valor da totalidade das propinas, destinadas a financiar profissionais integrados em organizações pertencentes às entidades que sejam associadas de um dos membros da CASES (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local – ANIMAR; Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL – CONFECOOP; Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL – CONFAGRI; Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS; União das Misericórdias Portuguesas – UMP e União das Mutualidades Portuguesas – UMP). A atribuição das bolsas será atribuída aos candidatos com melhor pontuação na lista de seriação
Podem candidatar-se ao curso os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, bem como detentores de graus académicos superiores estrangeiros reconhecidos ao abrigo do Processo de Bolonha, ou ainda profissionais cujo currículo escolar, científico ou profissional seja considerado adequado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola. O curso está igualmente aberto a estudantes internacionais residentes em Portugal.
O plano de estudos, disponível na página do curso, combina componentes teóricas e práticas, abordando as principais dimensões do serviço social e da sustentabilidade das organizações da economia social. O curso terá início em fevereiro de 2026 e funcionará em regime misto (presencial e online), em horário pós-laboral e aos sábados (sujeito a confirmação), sendo ministrado em língua portuguesa.
Estão disponíveis 30 vagas, das quais 28 destinadas ao contingente geral e 2 ao contingente de estudantes internacionais, exigindo-se um mínimo de 15 inscritos para o funcionamento do curso. Caso não sejam preenchidas as vagas em determinado contingente, o júri de seleção poderá proceder à sua redistribuição.
As candidaturas decorrem exclusivamente online, de 10 de novembro e 10 de dezembro, através da plataforma http://candidaturas.ipcb.pt 
Esta nova oferta formativa do IPCB, em colaboração com a CASES, reforça o compromisso das duas instituições com a valorização do setor da economia social e com a formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios sociais e organizacionais do futuro. 
A parceria tem como objetivos promover a qualificação de profissionais e investigadores nas áreas do serviço social e da economia social, contribuindo para o reforço da sustentabilidade e da inovação nas organizações do setor.
Mais informações podem ser obtidas na página do IPCB na internet ou através do email do coordenador do curso, Marco Domigues mdomingues@ipcb.pt  

03/11/2025