Sua Excelência, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro deslocou-se ao Instituto Politécnico de Castelo Branco a fim de inaugurar os espaços requalificados das Escolas Superiores Agrária e de Educação do IPCB.
A visita iniciou na Escola Superior Agrária com a inauguração dos espaços requalificados do Auditório 2, do Refeitório, da nova sala de aula e do Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica.
O percurso prosseguiu na Escola Superior de Educação onde, após o descerramento da placa que marcou a inauguração dos espaços requalificados da ESECB e a atuação do mestre Custódio Castelo, decorreram as intervenções do Presidente do IPCB, António Fernandes e de Sua Excelência, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro.
Na sua intervenção, o Presidente do IPCB mencionou o impacto positivo da instituição no “desenvolvimento socioeconómico deste território, seja através da geração de empregos e do estímulo à inovação, ciência e empreendedorismo, seja através da promoção do desenvolvimento sustentável, artístico e cultural. 0 IPCB tem um papel central no desenvolvimento regional, promovendo a integração e a cooperação entre diferentes atores.”
António Fernandes apresentou ainda os resultados alcançados recentemente pela instituição, quer na perspetiva da missão de uma instituição de ensino superior, quer na perspetiva do aproveitamento das possibilidades de financiamento, públicas ou privadas, de âmbito regional, nacional e internacional, resultam de pensamento estratégico, visão de futuro e ambição para o IPCB e também do rigor na utilização de cada euro da dotação orçamental ou da receita própria.
Sua Excelência o Primeiro-Ministro salientou, na sua intervenção, o posicionamento do IPCB como instituição formadora no território contribuindo para a fixação de pessoas e conhecimento “Eu aprecio muito o trabalho que é aqui feito (…) tem sido uma obra muito importante aquela que resulta do seu trabalho e da sua equipa, nós temos consciência que as oportunidades que podemos construir amanhã dependem muito da capacidade do conhecimento e inovação que tivemos hoje. Sabemos bem que as instituições de ensino superior em territórios menos povoados são os próprios motores de fixação de pessoas e de desenvolvimento económico e social, promotoras da coesão territorial que está no discurso político, mas que noutras tantas não se materializa na realidade.”
Luís Montenegro mencionou também a importância do IPCB para a educação “nós precisamos muito de professores”, “pois sabemos que vão sair muito milhares nos próximos anos por atingirem a idade da aposentação e sabemos que ao longo dos últimos anos tem saídos da área muitos professores pois aceitaram outros projetos de vida mais atrativos em outras áreas de atividade e por isso precisamos de atrair, reter e formar. Estar simultaneamente numa Escola Superior Agrária e de Educação e o ensejo que me dá de poder dizer em nome do Governo, a si e a toda esta comunidade, que estão no caminho certo pois estão a corresponder com as áreas formativas com aquilo que são as necessidades do país.”
As obras de requalificação das Escolas Superiores de Educação e Agrária, foram realizadas no âmbito do projeto Rede Politécnica A23, do qual o IPCB é líder, com um orçamento global de aproximadamente um milhão de euros.