Política da Qualidade do IPCB
A implementação da Política da Qualidade do IPCB tem permitido, ao longo dos anos, promover um compromisso crescente de toda a comunidade com a implementação de uma cultura da qualidade que visa a melhoria contínua dos serviços prestados e de boas práticas de atuação.
Esta abordagem, com o envolvimento e valorização de todas as pessoas, e assente num conjunto de valores que se encontram em consonância com os Estatutos do IPCB, tem possibilitado a adaptação, evolução e transformação para uma instituição mais moderna, mais especializada, mais sustentável e mais integrada no desenvolvimento económico, social e cultural da região.
A Política da Qualidade do IPCB assenta nos seguintes princípios:
- Promover uma cultura de qualidade e de melhoria contínua ao nível dos seus eixos estratégicos: ensino e formação; investigação, desenvolvimento e inovação; comunidade; governança responsável; instalações;
- Fomentar a motivação e o compromisso das pessoas com a missão do IPCB, através da implementação e dinamização de uma comunicação transparente com todas as partes interessas, estudantes, professores, trabalhadores e parceiros, e da participação ativa na vida da Instituição;
- Promover a análise contínua do contexto interno e externo ao IPCB, atuando proactivamente de encontro às expetativas dos estudantes e promovendo um ambiente propício ao sucesso académico e à igualdade e inclusão, garantindo que a instituição é acessível e acolhedora para estudantes de diferentes origens e características;
- Fomentar uma política de gestão das pessoas que promova a sua qualificação e valorização contínuas bem como o bem-estar no local de trabalho;
- Fomentar uma política de gestão dos recursos financeiros e materiais adequada às atividades académicas, de investigação e administrativas, adotando medidas ambientalmente sustentáveis e evoluindo para instalações co melhor desempenho energético;
- Assegurar o cumprimento dos regulamentos e normativos legais aplicados ao IPCB.