A Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco foi criada (e integrada no Instituto Politécnico de Castelo Branco) pelo Decreto-Lei nº 264/99 de 14 de Julho.
No ano letivo 1999/2000, entraram em funcionamento os bacharelatos em Artes da Imagem e Música (variante de instrumento), formalizados pela Portaria nº 505/99 de 15 de Julho.
As atividades letivas funcionaram primeiramente no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco e mais tarde no campus da escola Superior Agrária.
A sua oferta formativa foi-se alterando substancialmente, não só através da criação de licenciaturas e mestrados mas também do alargamento da oferta educativa a novas áreas. Por virtude do processo de Bolonha, os cursos sofreram alterações importantes, quer na sua estrutura curricular quer na implementação prática dessas modificações.
O ano letivo de 2014/2015 foi marcante na vida da instituição, porque a ESART passou a funcionar em novas instalações, no campus da Talagueira.
A oferta formativa da ESART abarca as áreas do Design e da Música, oferecendo um CTeSP, quatro licenciaturas e cinco mestrados.
A ESART tem uma história ainda curta, marcada por aqueles que aqui têm passado e por aqueles que aqui trabalham diariamente. Temos procurado crescer em qualidade, no sentido de oferecer experiências de aprendizagem e ensino de elevado nível, num ambiente criativo e de bem-estar.
A nossa história é feita sobretudo através da formação de pessoas que adquirem os recursos e competências necessários num mundo profissional sempre em mudança.