Na promoção do empreendedorismo em contexto académico, o IPCB tem utilizado uma metodologia transversal a todos públicos, discentes e docentes, com especial ênfase na valorização do conhecimento produzido.
No âmbito das suas atividades, destaca-se a iniciativa Poliempreende, concurso que teve a sua génese no IPCB, em 2003, alargando-se, em 2006, a todos os institutos politécnicos do País bem como a algumas escolas não integradas.
No âmbito da promoção do empreendedorismo na academia, destacam-se ainda:
- Todo um conjunto de ações de formação e acompanhamento que inclui workshops e seminários, tendo em vista sensibilizar,
- despertar mentes e ideias e elaboração de planos de negócios; Formação de formadores e facilitadores de empreendedorismo (incluindo a proteção da propriedade inteletual), visando dotar os participantes com ferramentas e competências que os auxiliem a dinamizar as suas competências empreendedoras;
- Realização de encontros com empresários, de forma a promover o conhecimento mútuo entre as empresas e a academia, contribuindo para a extroversão do potencial de C&T instalado e criando condições favoráveis para uma cooperação estratégica com empresas de referência.