O Projeto ALL IN – INteragir, INtegrar e INcluir surge da necessidade de consolidar a resposta de apoio psicológico, formação e integração oferecida à comunidade académica, e alargar a tipologia de recursos disponibilizados face ao aumento do número e diversidade de perfis dos estudantes que procuram os serviços de apoio psicológico do IPCB.
Assim, correspondendo aos objetivos do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior da Direção Geral do Ensino Superior, o IPCB cria um Serviço de Saúde Mental e Bem-Estar (SSMB) mais abrangente e adequado às necessidades dos seus alunos, no qual se integra o Projeto ALL IN.
O Projeto ALL IN, tem a sua intervenção organizada em quatro níveis:
Nível I – Sessões de esclarecimento dirigidas a todos os estudantes e colaboradores (docentes e não docentes), que vão incidir sobre os problemas recorrentes identificados na comunidade académica do IPCB, ou que sejam por esta sugeridos como temas de interesse. Estas sessões são organizadas em colaboração com outras entidades, sob diferentes tipologias (encontros, formações online, workshops, podcasts, entre outras), de modo a abranger o maior número de interessados.
Nível II – Criação do “Café ALL YOU”, um espaço de interação digital com a participação de estudantes e a supervisão de dois Psicólogos do Serviço de Saúde Mental e Bem-Estar do IPCB. Neste espaço, os estudantes podem trocar experiências entre pares com necessidades e preocupações semelhantes e abordar temas psicoeducativos promotores do seu crescimento pessoal e emocional.
No “Café ALL YOU” a interação é efetuada através de um avatar associado a um nickname, de forma a ultrapassar possíveis barreiras de exposição e ir ao encontro de todos os perfis interacionais.
Nível III – Sessões de acompanhamento terapêutico para situações mais comuns, como ansiedade e perturbação depressiva, através de consultas individualizadas ou em grupo.
Nível IV – Disponibilização de consultas com um Médico de Medicina Geral e Familiar, no sentido de facilitar o acesso a cuidados de saúde no SNS, a estudantes deslocados nacionais e internacionais que estão longe da sua zona de residência ou fora do sistema nacional.