O Dia Mundial do Solo 🌍, iniciativa das Nações Unidas/FAO, é celebrado anualmente a 05 de dezembro 📅, como forma de chamar a atenção para a importância de um solo saudável e de defender a sua gestão sustentável enquanto recurso natural e recurso usado pela atividade humana.
O tema do ano 2025 é “Solos saudáveis, para cidades saudáveis”, destacando a importância da interconectividade equilibrada entre os ecossistemas urbanos, que incluem áreas impermeabilizadas e áreas verdes urbanas e periurbanas 🌿.
A descontinuidade das áreas impermeabilizadas com espaços ou corredores verdes, sustentados pelo solo, assume uma importância decisiva na absorção e retenção de água 💧, na regulação da temperatura, na diminuição da poluição sonora, no sequestro de carbono e, consequentemente, na qualidade do ar.
Representam também uma diminuição da vulnerabilidade a cheias e inundações, pelo seu efeito de amortecimento. O sequestro de carbono e outros gases com efeito de estufa pelas áreas verdes constitui um contributo relevante para a diminuição da pegada da atividade humana nas cidades. Assim, as áreas verdes, em estreita conexão com o solo, tornam-se parte fundamental da paisagem urbana.
PROGRAMA
Anfiteatro A2 da ESA/IPCB
10:30h – Abertura da celebração pelo Exmo. Diretor da ESA/IPCB, Prof. Paulo Fernandez.
10:45h – Breve enquadramento sobre a importância do solo saudável na promoção de cidades mais saudáveis, resilientes e sustentáveis, pelo Prof. António Canatário Duarte (ESA-IPCB).
11:00h – Palestra sobre “Saúde do solo e agricultura regenerativa”, pelo Doutor Diogo Pinho (Herdade Monte Silveira – Agricultura Sustentável Regenerativa).
11:20h – Palestra sobre “Uso do solo de acordo com a sua aptidão”, pelo Prof. Luís Quinta-Nova (ESA-IPCB).
11:40h – Encerramento da celebração do Dia Mundial do Solo.