A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

Em 1948, o Dr. José Lopes Dias, médico sanitarista, fundou a Escola de Enfermagem de Castelo Branco para colmatar a falta de enfermeiros na região. A escola iniciou a sua atividade com cursos de Auxiliares Sociais, Auxiliares de Enfermagem e Enfermagem, operando provisoriamente num edifício que hoje é o Jardim-escola João de Deus. Em 1963, foram inauguradas novas instalações, e em 1973, a escola tornou-se uma instituição oficial, mudando o nome para Escola de Enfermagem Dr. Lopes Dias em homenagem ao seu fundador. Este período foi marcado por um aumento do número de alunos e melhorias nas condições de trabalho e ensino.

Em 1988, o ensino de Enfermagem passou a integrar o sistema politécnico, e em 1990 a escola começou a oferecer o curso de bacharelato em Enfermagem, duplicando o número de alunos devido à elevada procura. Nos anos 90, foram criados Cursos de Estudos Superiores Especializados em várias áreas da Enfermagem, garantindo uma formação mais especializada e qualificando enfermeiros com o grau de licenciatura. 

Em 2001, a escola foi integrada no Instituto Politécnico de Castelo Branco e passou a chamar-se Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Com o aumento da oferta de cursos, incluindo licenciaturas em áreas como Análises Clínicas e Fisioterapia, foi necessário alugar novas instalações. Em 2008, a escola mudou-se para o Campus da Talagueira, onde foram inauguradas novas instalações em 2009. A partir desse ano, todos os cursos foram adaptados ao Processo de Bolonha, incluindo Enfermagem, Análises Clínicas, Cardiopneumologia, Fisioterapia e Radiologia.